Como implementar a Jurimetria dentro de um escritório de advocacia?

Artigos 12 mar de 2020
Jessica Silva de Jesus Advogada




A jurimetria consiste em um mecanismo através do qual é possível utilizar métodos quantitativos ao Direito, isto é, transformar os dados jurídicos existentes em conhecimento útil e direcionado as necessidades almejadas.

Nessa perspectiva é necessário ter em mente a relevância que essa análise quantitativa possui, dentro da nossa realidade globalizada e hiperconectada. Motivo pelo qual, diversos especialistas vêm considerando os Dados como o novo petróleo.

Dados estes, que dentro do contexto jurídico, passam a ter grande relevância, quando, através da Jurimetria, passam a ser filtrados e analisados, produzindo uma informação/conhecimento relevante para o desempenho das atividades de um determinado cliente e de seu corpo jurídico interno e/ou terceirizado.

Dentro de um escritório de advocacia, por exemplo é possível construir a Jurimetria através da análise de dados processuais de determinado clientes.Utilizando como principais informações: Número de processo, nome das partes, tipo específico da ação, sentença e valor de condenação.

Nesse sentido, é possível mapear dentro de determinada matéria como vem sendo o entendimento de determinada jurisdição e de que forma o seu cliente pode estruturar planos de ação internos para melhorar o resultado desse tipo de demanda, quando vier a ser julgada no judiciário.

E como é possível então estruturar uma Jurimetria, dentro do contexto de um escritório de advocacia?


Passo a passo sugerido:

  1. 1)  Ter um arquivo com os principais dados;

  2. 2)  Montar um comitê focado em jurimetria;









  1. 3)  Focar na experiência no cliente e naquilo que ele quer de resultado

  2. 4)  Escolher a melhor ferramenta tecnológica

  3. 5)  Definir uma estratégia de coleta de dados

  4. 6)  Estruturar as informações, de forma visualmente agradável e que possa entregar amelhor experiência aos cliente


 

Conclusão


A jurimetria é uma ferramenta cada vez mais utilizada dentro do universo jurídico para otimizar as tomadas de decisão e melhorar a experiência final do seu cliente, estruturando planos de ação aptos a otimizar os resultados de seu cliente.
Sendo assim, diversos operadores do direito, em especial, os advogados, vêm se aprofundando acerca da temática, com o objetivo de ofertar ao seu cliente, dados/informações mais relevantes e vantajosas para os seus interesses.



[Comentários]