Triangulação jurídica: como ser mais proativo e inteligente nas suas demandas jurídicas

Artigos 09 set de 2019
Jessica Silva de Jesus Advogada

As demandas jurídicas correspondem a uma importante parcela dos gastos de uma empresa. É importante, portanto, que as empresas, seja qual for o seu tamanho, priorizem a proatividade, agilidade e inteligência para resolver as suas demandas jurídicas de forma eficiente e econômica. E uma das principais alternativas é por meio da Triangulação Jurídica.


Para que você entenda o panorama e como a Triangulação Jurídica pode ser fundamental neste processo de controle de custos e de maior agilidade ao setor jurídico da empresa, fizemos este breve artigo. Aqui explicaremos sobre o que se trata esse termo, como funciona e suas vantagens. Acompanhe!



Panorama do impacto das demandas jurídicas no Brasil



O Brasil é reconhecido internacionalmente por apresentar uma das justiças mais lentas e ineficazes do mundo. E isto se estende a todas as esferas que o judiciário contém, como o direito empresarial. Contudo, isto não é desculpa para que a sua empresa não apresente soluções inteligentes para agilizar as demandas jurídicas, assim como aumentar a efetividade destas.


Isto ocorre pois a demora em resolver determinadas demandas jurídicas pode ser bastante prejudicial para a empresa, pois compromete não apenas o setor jurídico, mas como permeia pelos demais setores do negócio, variando de acordo com cada caso. Vamos tomar por exemplo uma ação movida contra a empresa por parte de funcionários, que exige o pagamento de multas que a empresa julga injusta.


No caso apresentado, o pagamento destas multas, caso os colaboradores vençam na justiça, pode atrapalhar o pagamento de outras demandas da empresa, assim como prováveis investimentos futuros. Dessa maneira, antecipar estas questões, assim como estudar o panorama em cada caso contribui para que a empresa opte pela tomada de decisão correta — ou seja, a menos custosa, tanto a nível financeiro, quanto a nível da imagem da empresa. 


Para tanto, é importante realizar uma verdadeira pesquisa e elaboração de estratégias para os mais diversos casos que podem ser apresentados. A utilização de tecnologia e softwares específicos, assim como a organização das demandas, é fundamental para que, no futuro, as informações possam ser bem utilizadas, caso sejam necessárias e a empresa possa sair sem prejuízos muito preocupantes nas questões jurídicas. 



Triangulação Jurídica: perspectiva para maior agilidade nos processos judiciais empresariais



A conciliação tem se mostrado, anos após ano, como uma excelente solução para as demandas judiciais de uma empresa. Além de agilizar as demandas, a conciliação tende a reduzir os impactos dos processos judiciais.  Esta ferramenta também diminui o atrito existente entre as partes envolvidas no processo judicial.


A maioria das demandas judiciais, portanto, podem ser resolvidas por meio da conciliação. Mas apenas esta informação não é suficiente. É importante que a conciliação seja estudada e que cada caso seja avaliado de forma individual, para que se chegue ao melhor resultado possível. Além de apresentar boas soluções para quando os problemas acontecerem, é necessário prevê-los e, sempre que possível, evitá-los.


A antecipação ocorre por meio da interação tecnológica, que visa a identificação dos processos assim que eles forem registrados. Dessa maneira, ganha-se mais tempo para avaliar cada processo e apresentar as melhores alternativas para cada um deles, aumentando as chances de se chegar a um resultado mais benéfico para a empresa, assim como em tempo mais hábil.


Após a etapa de identificação, é necessário estabelecer a rotina de revisão e processamento das demandas, identificando pró-conciliáveis, ou seja, as demandas que são mais propensas a serem resolvidas por meio da conciliação. É importante que esta etapa seja bem-feita, para que a equipe se mantenha alerta para não perder nenhum destes casos.



Vantagens da Triangulação Jurídica



Entre as principais vantagens da triangulação jurídica, podemos destacar:


  • Agilidade: a conciliação tende a ser bem mais rápido que os processos judiciais tradicionais, o que reduz bastante o tempo para a resolução das questões;

  • Redução de gastos: quanto menor o tempo para resolver cada demanda, menores serão os gastos com o setor jurídico da empresa;

  • Eficiência: com o estudo das demandas judiciais, a chance de conseguir um resultado favorável aos interesses da empresa aumenta consideravelmente;

  • Organização da empresa: com a aplicação da triangulação jurídica, a empresa ganha em organização e em previsão da realidade da empresa, tanto na nível jurídico quanto no orçamento, possibilitando maior controle das finanças por parte do setor financeiro, por exemplo.


Assim sendo, a Triangulação Jurídica é uma importante ferramenta para garantir maior agilidade e efetividade dos processos da empresa. É um instrumento moderno para atender às demandas jurídicas, gerando economia e agilidade para as demandas apresentadas. Colocá-la em prática fará com que a sua empresa ganhe bastante em inteligência e efetividade nas demandas jurídicas.


Gostou do que leu? Que implementar a Triangulação Jurídica na sua empresa? Então entre em contato conosco da Gomes Gedeon! Temos profissionais experientes e modernos para atualizar a realidade jurídica da sua empresa, adaptando-a para os novos tempos!

[Comentários]