Jurimetria aplicada aos negócios: como utilizar a análise de informações para reduzir custos jurídicos da sua empresa

Artigos 09 set de 2019
Paulo França Ferreira Advogado


Uma empresa apresenta, naturalmente, muitos custos. E a redução dos custos é fundamental para aumentar a lucratividade da empresa. Entre os custos associados a um negócio, destacamos as despesas jurídicas. Com isso em vista, a jurimetria tem como objetivo a redução destas despesas. Afinal, você sabe o que é a jurimetria e qual o seu papel em uma empresa?

 

Com o objetivo de discorrer sobre o assunto e apresentar para a sua empresa essa excelente alternativa de redução de custos e otimização das questões jurídicas do negócio, fizemos este breve artigo. Aqui falaremos sobre o que é a jurimetria, quais são as suas principais vantagens e como aplica-la de forma eficiente. Continue lendo e confira as informações mais relevante sobre a jurimetria!

 


O que é jurimetria?



A definição de jurimetria é “estatística aplicada ao direito. Portanto, ela é feita por meio da extração, averiguação e estruturação de dados para gerar informações, deixando armazenando estes elementos para estudos jurídicos posteriores. Para tal, é importante contar com softwares específicos. Com ajuda destes, é possível armazenar e organizar informações, além de realizar diversas análises avançadas dos processos, averiguando indicadores e suas demandas específicas.  

Ademais, utilizando as ferramentas para indicadores globais do poder judiciário, assim como consumo de dados, é possível identificar tendências e padrões de julgamentos, assim como o posicionamento do poder judiciário sobre os mais diferentes temas.

 

Estas análises citadas possibilitam que tanto advogados quanto clientes tenham maior segurança e assertividade durante a tomada de decisão.

 

Todavia, é importante pontuar que a jurimetria, de forma isolada, não é suficiente para agregar valor a determinado negócio. A ferramenta deve ser usada como parte de um conjunto de ações e estratégias, que, quando somadas, possibilitam um entendimento mais profundo sobre o negócio, auxiliando, portanto, na criação de indicadores e estratégias que servem para beneficiar e nortear os resultados da empresa.

 

Este conjunto de ações pode ser nomeada de inteligência jurídica, que é capaz de:

 


  • Mapear os motivos e razões que levam ao ajuizamento de ações contra um determinado cliente. Devem ser pontuados e indicados os pontos de maior atenção;

  • Sugestão de medidas concretas, corretivas e efetivas para prevenção de novas demandas. Além disso, deve-se indicar a adoção de práticas para evitar novas ações;

  • Estabelecer estratégias para atuação processual mais assertivas e inteligentes, seja nos casos em que o cliente é réu ou autor.


 


Quais são as vantagens da sua aplicação nos negócios?



A organização e estruturação dos dados em sistema, quando realizado por profissionais capacitados conforme as exigências da empresa, proporciona uma visão ampla sobre o negócio e específica sobre o processo, o que torna possível a identificação de fraquezas e ameaças, assim como oportunidades e pontos fortes. Dessa maneira, é possível oferecer respostas para diversas questões, tais como:

 


  • O que fazer para evitar novos débitos da natureza encontrada?

  • Qual o posicionamento predominante do juízo?

  • Quais ações podem aprimorar a estratégia da condução processual?

  • Qual a melhor tese de defesa?

  • Quais são as chances de reversão do caso?

  • Vale a pena recorrer da decisão?

  • Em quais situações é vantajoso fazer um acordo?

  • Quando vale cada causa?

  • Qual é o valor provável da condenação estabelecida?

  • Qual é a estimativa de tempo para a duração do processo?

  • Quais as chances de perder e de ganhar a causa?


 

A obtenção destas respostas, com acompanhamento de uma equipe jurídica de alto nível, permite que sejam identificados os pontos sensíveis do negócio, a adoção de medidas paliativas e de correção, além da melhoria contínua da performance do passivo e ativo judicial e extrajudicial da empresa. Também se permite a elaboração de análises preventivas e prescritivas.

 

Desse modo, a jurimetria é essencial para que o advogado prestes orientações e soluções racionais,  voltadas para resultados eficazes no longo, médio e curto prazo. Esta ferramenta também possibilita a gestão preventiva dos pontos críticos do negócio do cliente, minimizando demandas inesperadas ou mesmo indesejadas.

 

Ademais, a jurimetria pode ser usada para valorizar a carteira de processos do cliente, o que impacta em outros setores, como a previsão contábil da empresa. Além disso, outros benefícios da jurimetria, podemos destacar:

 


  • Avaliação do desempenho dos trabalhos de advocacia da empresa;

  • Verificação de resultados de forma clara e objetiva;

  • Acesso a tendência de julgamento dos tribunais para cada caso que o cliente esteja envolvido.


 


Como aplicar a jurimetria de forma eficiente?



Para aplicar a jurimetria na sua empresa é importante, antes de tudo, conhecer sobre o tema. Além disso, é importante conhecer os softwares que atuam para a jurimetira, como é o caso do Legal One da Thomsom Reuters. Dessa maneira, torna-se mais fácil a aplicação dessa metodologia jurídica. Por outro lado, é importante organizar as pautas e demandas, a fim de identificar os pontos que precisam ser melhor trabalhados. 

 

Contar com profissionais para esta etapa torna-se necessário. Não encare este passo como um custo desnecessário, mas como um investimento que gerará, no médio e longo prazo, grandes economias, pois as resoluções dos conflitos judiciais se tornarão mais fáceis e rápidas.

 

Sendo assim, a jurimetria é um excelente instrumento para as empresas. Além de reduzir os custos judiciais, a jurimetria otimiza essa questão, preparando todo o setor jurídico da empresa para eventuais processos, evitando-os, quando for possível, e estabelecendo as melhores estratégias para quando o cliente for réu ou autor caso eles sejam necessários.

 

Gostou do que leu? Então entre em contato conosco da Gomes Gedeon! Temos profissionais experientes para assessorar a sua empresa a implementar a jurimetria de forma correta!


[Comentários]