Aprovado plano de recuperação judicial das farmácias Dose Certa

Matéria publicada por Jocélio Real no portal https://mais.opovo.com.br/colunistas/jocelio-leal/2020/07/01/aprovado-plano-de-recuperacao-judicial-das-farmacias-dose-certa.html NOTÍCIAS 02 jul de 2020
Aprovado plano de recuperação judicial das farmácias Dose Certa

A aprovação ocorreu em Assembleia Geral de Credores realizada em Fortaleza. Está agora sobre a mesa do juiz da 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falências para bater o martelo e homologá-lo; os pedidos de RJ se propagam junto com o novo coronavírus

REDE de farmácias Dose Certa tem lojas em Fortaleza e Região Metropolitana
REDE de farmácias Dose Certa tem lojas em Fortaleza e Região Metropolitana

Fortaleza – A rede de farmácias Dose Certa, em processo de recuperação judicial desde outubro de 2018, teve o seu Plano de Recuperação Judicial aprovado pelos credores, obtendo descontos, prazo de carência e parcelamentos para o pagamento de suas dívidas. A aprovação ocorreu em Assembleia Geral de Credores realizada em Fortaleza. Está agora sobre a mesa do juiz da 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falências para bater o martelo e homologá-lo.

O advogado Roberto Lincoln, sócio do escritório Braga Lincoln Advogados e doutor em Direito Empresarial pela USP, foi o responsável pela condução do processo. O número de recuperações judiciais tem se expandido junto com o coronavírus. Para Lincoln, tende a crescer mais ainda nos próximos meses.

“Com a retomada da atividade, as empresas deverão voltar a arcar com suas despesas regulares, enquanto o faturamento, na maioria dos setores, não acompanhará o mesmo ritmo, haja vista a redução do poder aquisitivo de grande parcela da população e a tendência do consumo se restringir aos bens de maior essencialidade”, avalia.

O advogado Ernani Soares, também do Braga Lincoln Advogados, explica que os processos de recuperação judicial e extrajudicial são um caminho saudável ante o quadro de penúria do mercado. Empresas em dificuldade financeira podem suspender a cobrança do seu passivo pelos credores, manter bens essenciais à atividade enquanto perdurar o processo e vender ativos sem sucessão de dívidas. Ademais, lembra Ernani, podem obter descontos, carência e parcelamento para a quitação dos débitos.

A Dose Certa tem lojas em Fortaleza e nos municípios de Caucaia, Eusébio e Maracanaú – todos na Região Metropolitana da Capital. Uma curiosidade: por razões religiosas, a rede não vende preservativos.

A rede cearense viu-se em meio a uma guerra alucinada entre grandes redes nacionais. Além da cearense Pague Menos – em preparação para abrir capital na B3 – o Ceará vive a explosão de abertura de lojas também de Extrafarma e Drogasil.

Por Jocélio Real no Portal O Povo

Conteúdos Relacionados