OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO E OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA

Blog 18 mar de 2022
Inara Pinheiro Lages Advogada

A inovação consiste em mecanismos capazes de gerar soluções para desafios complexos por meio da transformação de pensamento. E não, isso não significa contratar o software da NASA ou 1001 robôs. A inovação capaz de construir soluções possíveis e aplicáveis inicia pelas pessoas e por sua transformação de pensamento e ações.

Na prática, a transformação vem da aplicação de instrumentos e práticas de inovação já consolidadas no mercado de trabalho da tecnologia, como por exemplo, a ferramenta da gestão ágil e do storytelling.

Gestão ágil é, principalmente, a técnica de gestão capaz de otimizar os resultados por meio da divisão de tarefas em equipes compactas. É um constante monitoramento dos resultados. Os executores das tarefas percebem os resultados alcançados ainda na fase inicial do projeto, possibilitando a correção de possíveis erros/equívocos ainda na fase inicial, antes de despender tempo e recursos em elefantes brancos.

O storytelling é a otimização dos resultados almejados dentro da corporação por meio da comunicação clara, eficaz e interativa.

Esse cenário é possível de ser aplicado nos fundos de previdência? Com certeza! As prevtechs – fintechs voltadas para a previdência privada – cresceram diante da ampla digitalização do sistema financeiro trazida pela pandemia de COVID-19 e o objetivo é atender lacunas esquecidas pelos modelos tradicionais de gestão.

Estruturando as demandas e desafios dos fundos de previdência é possível compreender quais os resultados e detalhamentos técnicos o ouvinte/responsável pela demanda necessita ouvir e absorver. Assim, além da tecnológica que pode ser utilizada, a demonstração desses resultados e detalhamentos por meio de infográficos, áudios, vídeos, imagens e todo o arcabouço de audiovisual são necessários e aplicados na narrativa almejada.

Apesar da concorrência entre as prevtechs ainda ser incipiente, o movimento de mudança de cultura já começou e as expectativas são as melhores possíveis juntamente com a ampliação dos interesses da população em planejar o futuro.